segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Barrinhas de cereais de aveia e quinoa com bagas de goji e manteiga de amendoim

Olá

Desta vez em vez de asneirada trago-vos uma ideia de lanche/snack saudável. Umas barrinhas de cereais caseiras e super energéticas e nutritivas. 
Ultimamente além de receitinhas de doces tradicionais e pecaminhosas, tenho também ganho um interesse crescente em receitas saudáveis. 
Na minha opinião é importante mantermos uma alimentação predominantemente saudável, e tentar fazer as nossas refeições à base de alimentos naturais, pouco processados e nutritivos. Ultimamente tenho tentado, no meu dia a dia, aumentar a qualidade da minha alimentação. E não, não confundam isso com dieta, ou qualquer tipo de regime. Resume-se simplesmente à qualidade e a evitar produtos com gorduras saturadas, farinhas brancas, açucares adicionados em excesso e industrializados. Em vez de isso opto por incluir na minha alimentação mais fruta, mais legumes, farinhas integrais, alimentos ricos em fibra, etc. Mas claaaaaro que vou pecando aqui e ali...até porque isso é essencial à minha felicidade (hihihi). 

Relativamente a estas barrinhas. Elas são muuuuuito melhores que as de compra. Todos sabemos que as barrinhas de cereais de compra, apesar de muito práticas, estão carregadas de açúcares, são pobres a nível nutricional a nível de fibras e proteínas. Por isso, esta receitinha que vos trago é perfeita para substituir. A aveia, quinoa e manteiga de amendoim na sua composição, tornam estas delícias crocantes numa fonte excelente de fibra e proteína deixando-vos saciados por mais tempo e as bagas de goji adicionam antioxidantes suuuper para a pele! Além disso são super saborosas, ficam crocantes e a sabem àqueles torrões de amendoim cheios de açúcar sabem?? =D Experimentem!!







Barrinhas de cereais de aveia e quinoa com bagas de goji e manteiga de amendoim 
(Receita adaptada do blog "Ambitious Kitchen")

  Medida = chávena com capacidade para 240 ml 

1 chávena de flocos de aveia 
1/2 chávena de quiona
1/2 chávena de millet puff (opcional- não estava incluído na receita original)
1/2 chávena de manteiga de amendoim
1 pitada de sal (não usei)
1/4 de chávena de mel
1 c. de chá de aroma de baunilha
1 c. de sopa de óleo de coco/azeite (usei azeite)
1 c. de sopa de sementes de chia (usei de sésamo)
1/4 de chávena de bagas de goji

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e espalhe uniformemente por cima a aveia juntamente com a quinoa e o millet puff. Toste esta mistura no forno durante cerca de 10 minutos. Quando estiver bem tostadinha coloque a mistura numa taça média e junte as sementes de chia.
Enquanto a mistura de quinoa com a aveia e o millet esta a tostar no forno prepare a mistura de manteiga de amendoim. Numa panelinha pequena adicione a manteiga de amendoim juntamente com o sal, o mel, a baunilha e o azeite. Leve a lume brando e mexa até que a mistura fique suave e cremosa. Remova do calor e deixe arrefecer um pouquinho. Depois adicione à tigela onde está a mistura de quinoa, aveia e millet e incorpore bem os húmidos nos secos. Adicione as bagas de goji e incorpore. 
Forre uma forma quadrada/rectangular pequena (cerca de 20x15 cm) com papel vegetal. distribua a mistura uniformemente e pressione a mistura com as costas duma colher para que fique bem compactada. Coloque a refrigerar no frigorífico para que endureça durante cerca de 10-20 minutos. Quando estiver bem durinho, remova da forma e corte pequenas barras (no tamanho que preferir), utilizando uma faca bem afiada e grande. Conserve bem fechadas num recipiente à escolha.

Sem comentários:

Enviar um comentário