segunda-feira, 25 de julho de 2016

Low fat apple cake

Olá a todos

Desta vez tenho para vós uma receitinha gulosa mas um pouquinho mais saudável. Trata-se duma espécie de bolo de maça, que leva imensa maçã fatiada bem fininha e pouca massa. Ficando, por isso, extremamente húmido e guloso. Além disso, a boa notícia que tenho para vocês, é que a pouca massa que leva é feita com farinha integral e não leva manteiga!! Ah pois!! =D Então podem comer este bolinho e ficar de consciência tranquila, pois trata-se de uma guloseima saudável!! Apto a bikini body =) hihihi Deliciem-se gulosos!!






 Low Fat Apple Cake
(Receita adaptada do blog "As easy as apple pie")

700g de maçãs granny's smith (cerca de 5 maçãs)
2 ovos
90 de açúcar mascavado
raspa de casca de limão q.b.
1 pitada de sal
110g de farinha integral (pode usar farinha normal)
75ml de leite magro
3 c. de chá de fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e polvilhe uma forma à escolha com cerca de 22cm de diâmetro. Descasque e corte em fatias fininhas as maçãs e reserve (se quiser junte à maçã fatiada uma colher de chá de sumo de limão e mexa com as mãos para evitar que oxide). 
Coloque os ovos, o açúcar, a raspa de limão e o sal numa tigela e bata com a batedeira até que o preparado esteja denso e cremoso. Adicione a farinha, o fermento em pó e o leite e mexa com a colher de pau até que a mistura esteja uniforme. Por último adicione 2/3 da maçã fatiada à mistura e mexa delicadamente para incorporar a maçã com a massa. Vire para a forma preparada e nivele. Disponha a restante maçã sobre a massa em forma de espiral. Leve ao forno durante cerca de 35 minutos ou até que um palito espetado no centro da massa saia seco.



terça-feira, 12 de julho de 2016

Pavlova de cholocate

Olá a todos =D 

Esta receitinha tem um gostinho especial... Foi feita especialmente para servir de sobremesa no jantar convívio do passado domingo, aquando do jogo da selecção nacional e, por isso, as fotografias foram tiradas a rigor, como forma de apoio do blog... e não é que resultou??? Viva Portugal!!! =D Campeões Europeus finalmenteee!! 

Esta receitinha é a versão de chocolate da receita que fiz para inauguração do blog. Foi provada e aprovada milhões de vezes...e continua a ser uma das sobremesas de verão preferidas aqui de casa! Tem um exterior de suspiro crocante, com um interior húmido de chocolate e é coberta com natas e frutas à escolha. Neste caso usei as minhas lindas e caseiras framboesas amarelas, juntamente com framboesas vermelhas e cerejas, mas podem usar a fruta que preferirem, ou até fazer um coulis de uma fruta à escolha.





Pavlova de Chocolate


6 claras
300 g de açúcar
3 c. de sopa de cacau em pó
50 g de chocolate de culinária picado
1 c. de chá de vinagre de vinho tinto/ vinagre balsâmico

Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e reserve.
Comece por bater as claras com a batedeira eléctrica. Quando estas começarem a formar picos acetinados, vá adicionando o açúcar, uma colher de sopa de cada vez até acabar, sempre a bater. No final obterá uma mistura branca, espessa e brilhante. Pare de bater e adicione o cacau em pó, o chocolate picado e o vinagre e envolva suavemente com uma colher de metal. Quando a mistura estiver uniforme coloque-a com a ajuda da colher por cima do papel vegetal no tabuleiro de forno, em forma de circunferência de cerca de 22 cm de diâmetro. Achate o topo com uma colher para que depois de cozida seja mais fácil de rechear. Coloque o tabuleiro no forno previamente aquecido a 180ºC e, mal feche a porta, baixe a temperatura para 150ºC, e deixe cozinhar durante aproximadamente 1 hora e 15 minutos. Terminado o tempo de cozedura, desligue o forno, deixe a porta entreaberta, e deixe a pavlova arrefecer completamente dentro do forno. 
De seguida passamos ao recheio.
 
2 pacotes de natas
1 saqueta de chantifix (opcional)
açúcar a gosto

Quando a pavlova já tiver arrefecido, bata as natas com a batedeira eléctrica durante 2 minutos e depois adicione, aos poucos e sempre a bater, o açúcar previamente misturado com o chantifix, batendo até que as natas fiquem densas. O uso do chantifix pode ser dispensado, no entanto este pó vai fazer com que, tal como o nome diz, as natas fixem melhor, fiquem mais densas e estáveis, permitindo o corte das fatias sem que estas percam a sua forma.
Por fim passe à montagem. Retire o papel vegetal debaixo da pavlova, pegando nela com uma mão aberta ou com a ajuda de espátulas. Coloque a pavlova no prato de servir e por cima dela, na concavidade que se formou no topo após arrefecer, espalhe as natas. Por cima das natas coloque as frutas à escolha e enfeite a gosto.