terça-feira, 28 de julho de 2015

Inauguração do blog e a primeira receita...esperemos de muitas!

Olá....=D
Ora bem, passado algum tempo a ganhar coragem...decidi finalmente abrir um blog. A verdade é que não tenho muito jeito para estas coisas. Tanto para escrever, como para fotografar, mas a paixão falou mais alto. Quem me conhece sabe que apesar de ser Médica Dentista, adoro cozinhar e quando se trata de doces então nem se fala (é verdade, é irónico não é?), e quem corre por gosto não cansa. Ando sempre a arranjar desculpas para fazer novas experiências, e a partir de agora passo a partilhá-las convosco.

Como não podia deixar de ser, a primeira receita do blog vai ser uma receita que já repeti tantas vezes que já perdi a conta. 




A tão popular Pavlova! Toda a gente que provou adorou. É daquele tipo de sobremesas que tem um aspecto maravilhoso e complicado, mas na realidade é super simples de fazer. A Pavlova é, praticamente, um suspiro gigante com um coração húmido e exterior estaladiço.





A cobertura são natas batidas e, no topo, coulis de morango e morangos partidos. É de comer e chorar por mais! Quanto à origem da receita, não sei precisar de onde a retirei. No entanto sei que foi por pesquisa na Internet, mas não guardei a fonte, pois já foi há algum tempo e na altura não anotava de onde tinha retirado as receitas.




Pavlova com coulis de Morango 

4 claras
250 g de açúcar
2 c. chá de amido de milho
1 c. chá de vinagre de sidra
1 c. de café de aroma de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e reserve.
Comece por bater as claras com a batedeira eléctrica. Quando estas começarem a formar picos acetinados, vá adicionando o açúcar, uma colher de sopa de cada vez até acabar, sempre a bater. No final obterá uma mistura branca, espessa e brilhante. Pare de bater e adicione o amido de milho, o vinagre e o aroma de baunilha e envolva suavemente com uma colher de metal. Quando a mistura estiver uniforme coloque-a com a ajuda da colher por cima do papel vegetal no tabuleiro de forno, em forma de circunferência de cerca de 20 cm de diâmetro. Achate o topo com uma colher para que depois de cozida seja mais fácil de rechear. Coloque o tabuleiro no forno previamente aquecido a 180ºC e, mal feche a porta, baixe a temperatura para 150ºC, e deixe cozinhar durante aproximadamente 1 hora. Terminado o tempo de cozedura, desligue o forno, deixe a porta entreaberta, e deixe a pavlova arrefecer completamente dentro do forno. 
De seguida passamos ao recheio.

300 g de morangos
70 g de açúcar
1 pacote de natas
1 saqueta de chantifix (opcional)
40 g de açúcar em pó

Enquanto a pavlova arrefece no forno passamos à confecção do coulis. Coloque metade dos morangos (150 g) lavados e partidos, sem os cabinhos, no interior de uma panela juntamente com os 70 g de açúcar. Cozinhe em lume brando até que estes larguem todo o sumo e fiquem macios. De seguida com a varinha mágica triture até que fique aveludado e leve novamente a lume brando até ferver. Reserve até arrefecer completamente. 
Quando tudo já tiver arrefecido, bata as natas com a batedeira eléctrica durante 2 minutos e depois adicione, aos poucos e sempre a bater, o açúcar em pó previamente misturado com o chantifix, batendo até que as natas fiquem densas. O uso do chantifix pode ser dispensado, no entanto este pó vai fazer com que, tal como o nome diz, as natas fixem melhor, fiquem mais densas e estáveis, permitindo o corte das fatias sem que estas percam a sua forma.
Por fim passe à montagem. Retire o papel vegetal debaixo da pavlova, pegando nela com uma mão aberta ou com uma espátula. Coloque a pavlova no prato de servir e por cima dela, na concavidade que se formou no topo após arrefecer, espalhe as natas. Por cima das natas coloque o cloulis e enfeite com morangos ou outra fruta. 

Rende: 6 porções
 

 





6 comentários:

  1. Ola! Boa sorte e que venham daí muitas receitas boas!!

    ResponderEliminar
  2. A única vez que fiz pavlova correu tão mal que nunca mais, mas adoro e ando sempre adiar a nova tentativa.
    Perfeita, e a cobertura tão gulosa, que boa.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra Neiva ;) esta pavlova é super fácil e calha sempre bem! Experimente =)

      Eliminar