quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Marmelos assados no forno com calda de vinho do porto

Olá a todos =)

Para continuar esta saga de receitas outonais....E se eu vos dissesse que marmelos assados no forno é bom? Ah poisss! Eu também não estava muito confiante. E nem sequer sabia que se cozinhavam desta forma, até ver esta receitinha no blog Noz moscada e gengibre
Até ao dia de hoje, a única forma em que utilizava os marmelos era para fazer marmelada ou geleia, mas não é que os danados ficam bem no forno também?


Desta vez a qualidade das fotos não é tão boa devido ao facto de já não ter luz natural, mas reparem no aspecto macio e suculento... muito idêntico a maçã no forno. A única diferença entre o marmelo e a maçã é a acidez que é ligeiramente superior, mas que combina perfeitamente com a calda maravilhosa que leva. 


A junção de açúcar amarelo e vinho do porto em quantidades generosas faz com que se forme uma calda aveludada e doce, com sabor a vinho do porto e a canela, que contrasta lindamente com a acidez do marmelo. Ficaram tão bons que se comeu casca e tudo ;)


Para quem ainda esteja com dúvidas... resta experimentar e confirmar por si próprio. Garanto que não se arrependem! 


Marmelos assados no forno com calda de vinho do porto
Receita ligeiramente adaptada do blog Noz moscada e gengibre

4 marmelos médios
200ml de vinho do porto
200g de açúcar amarelo
1 casca de limão
1 pau de canela
2 estrelas de anis (não coloquei)

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Lave bem os marmelos. Corte-os em 4 gomos, retire as pevides e disponha-os numa travessa de forno de beiradas altas com a casca virada para baixo. Por cima dos marmelos espalhe o açúcar na sua totalidade, o pau de canela, a casca de limão e as estrelas de anis, se usar (eu não usei porque não tinha em casa, mas com certeza ficará muito bom). Por fim vire por cima a totalidade do vinho do porto e leve ao forno. O tempo necessário no forno é cerca de 30 minutos, no entanto o que se pretende é que fiquem bem macios. Teste-os com um garfo antes de retirar. Durante a cozedura deve ir regando os marmelos com a calda para que não sequem. 

Rende: cerca de 4 porções 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário