segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Muffins de chocolate e amoras

Olá meus lambões! 
Hoje a receita é muuuuito gulosa. E o melhor de tudo é que é super fácil e rápida! É ideal para aqueles domingos de preguiça em que nos apetece um docinho para acompanhar um chá quentinho enquanto vemos uma sériesinha!


O quanto eu gosto destes dias de preguiça no sofá... e ando a acompanhar tantas séries que se torna difícil escolher =) Para mim, uma tarde de inverno bem passada... é uma tarde no sofá à frente da lareira acesa acompanhada de uma mantinha a ver um filme ou uma série e a comer coisinhas boas! hihihi 



E estes muffins meninos...são mesmo ideais para uma altura destas... E o melhor de tudo é que nem precisamos de esperar que arrefeçam para comer.. São ainda melhores quentinhos, porque o chocolate ainda se encontra derretido dentro do muffin! 


As fotografias ainda foram tiradas com eles quentinhos...e olhem o aspecto delicioso e húmido! Uma tentação! Desapareceram num ápice aqui de casa =D Não me consegui controlar! E acreditem, não ficam nada enjoativos! As amoras e o chocolate são uma combinação divina. Podem usar amoras frescas ou congeladas. Senão tiverem amoras podem bem substituir por framboesas que aposto que ficaram igualmente deliciosos! 


 Muffins de chocolate e amoras
(Receita retirada do blog "Be Nice, Make a Cake")

200g de chocolate preto de boa qualidade (70% de cacau) grosseiramente partido
125g de amoras (ou framboesas)
200g de manteiga s/ sal (temperatura ambiente)
150g de açúcar
4 ovos
200g de farinha de trigo s/ fermento para bolos
1 ½ c. de chá de fermento
1 pitada de sal
leite para salpicar

Retire a manteiga com antecedência do frigorífico, para que ela amoleça à temperatura ambiente (caso ainda esteja muito rija, pode amolecer uns segundos no microondas, com muito cuidado para não derreter).
Ligue o forno a 200ºC e forre, com forminhas de papel de muffin ou com papel vegetal, 12 formas de  queque.
Bata
muito bem a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada. Adicione os ovos 1 a 1 e bata bem entre cada adição. Peneire a farinha com o fermento para dentro da mistura anterior, envolva bem e salpique com um pouco de leite e volte a envolver. Adicione o chocolate partido e as amoras. Envolva com cuidado sem trabalhar demasiado a massa.  Divida a massa pelas formas e leve ao forno por 15 a 20 minutos, ou até os muffins estarem firmes no centro e dourados no topo. Retire do forno e deixe arrefecer 5 minutos sobre uma grelha.
Sirva-os ainda mornos, com o chocolate derretido por dentro.

Rende: 12 unidades

2 comentários: