terça-feira, 6 de setembro de 2016

Naked cake com recheio de ganache de maracujá e chocolate branco e coulis de frutos vermelhos e topping de framboesas e amoras silvestres

Bom dia gulosos

Mais um aniversário... e por isso...mais um naked cake!
Se há doce que me dá prazer em fazer são estes bolinhos de camadas. Adoro preparar os diferentes recheios, cortar as camadas de bolo, rechear com fruta fresca! E o resultado....ai o resultado! =D Ficam sempre lindos! Mesmo que um bocadinho "escangalhados", é esse aspecto que os distingue dos demais de compra... Sem falar do sabor! Não há nada que se compare a um bolo caseiro. O sabor e consistência da massa.. o sabor natural do recheio, a quantidade e qualidade da fruta (sim... porque eu não poupo na quantidade =D)... Sem palavras!! Cada fatia é de ir ao céu e voltar! E vale toda a pena o trabalho e o tempo perdido só pela reacção que temos das pessoas quando olham para ele ou metem uma garfada à boca! Estou completamente apaixonada por estes bolos!

Experimentem por favor =)







Naked cake com recheio de ganache de maracujá e chocolate branco e coulis de frutos vermelhos e topping de framboesas e amoras silvestres

Para o Bolo:
(Nigella Lawson- "Cozinha- o coração da casa")

3 ovos
250g de açúcar
90ml de água quente duma chaleira acabada de ferver
1 1/2 c. de chá de fermento
150g de farinha s/ fermento
manteiga para untar

Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre o fundo de uma forma redonda de 20 cm de diâmetro com papel vegetal, untando as laterais com a manteiga. 
Com uma batedeira eléctrica, bata os ovos e o açúcar até obter um creme esbranquiçado e pastoso e com mais do dobro do volume inicial. Depois, sempre a bater, mas mais devagar, junte a água quente. 
Misture o fermento e a farinha noutra taça e junte-os gradualmente ao preparado anterior, certificanto-se que não há grumos.
Verta a mistura para a forma preparada e leve ao forno pré-aquecido cerca de 30 minutos ou até alourar, crescer bem e um palito sair limpo. 
Deixe o bolo repousar na forma, sobre uma grelha, durante 5 a 10 minutos antes de, cuidadosamente, desenformar e deixar arrefecer completamente.   

Para o Coulis de frutos silvestres:
1 chávenas de frutos silvestres congelados
1/4 chávena de açúcar
1/2 c. de sopa de farinha de amido de milho
1 c. de sopa de água

Numa pequena tacinha, dissolva a farinha na água e reserve.
Num tacho, coloque os frutos e o açúcar e cozinhe em lume médio até levantar fervura e o açúcar dissolver. Triture com a varinha mágica (opcional). Adicione a mistura de farinha ao preparado dos frutos silvestres e cozinhe durante 1 minuto.
Deixe arrefecer completamente antes de usar.

Para a ganache de maracujá e chocolate branco: 
(Receita retirada do blog "Technicolor kitchen")

170g de chocolate branco, bem picadinho
440ml de natas gordas
2 c. de sopa de açúcar
120ml de polpa de maracujá (6-8 maracujás, dependendo do tamanho)

Coloque o chocolate numa tigela pequena. Numa panelinha,leve ao lume 80 ml de natas, até ferver. Verta as natas quentes sobre o chocolate, espere um minuto e mexa bem até o chocolate derreter e a mistura ficar homogénea. deixe chegar à temperatura ambiente. 
Bata a polpa de maracujá no processador ou liquidificador para para triturar as sementes. Verta a polpa sobre a mistura do chocolate e mexa bem.
Bata as restantes natas e o açúcar  até que picos suaves se formem. Junte a mistura do chocolate com o maracujá e bata novamente, até obter picos bem firmes (cuidado para não bater demais e ficar com textura de manteiga).

Montagem:
 
Divida o bolo em 3 partes iguais. Coloque um pouco do creme do recheio no prato de servir, fixando a camada inferior do bolo. Espalhe sobre a primeira camada o coulis de frutos vermelhos e salpique com fruta a gosto (eu coloquei amoras). Sobreponha a segunda camada de bolo e desta vez, recheie com metade da quantidade da ganache e salpique com fruta a gosto (eu utilizei mistura de framboesas vermelhas e amarelas). Cubra com a última camada do bolo. Sobre esta última camada espalhe a restante ganache. Coloque o bolo a refrigerar no frigorífico por cerca de meia hora para que ganhe consistência antes de decorar. Decore a gosto e sirva.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário