terça-feira, 21 de março de 2017

Granola saudável de manteiga de amendoim e chocolate negro

Olá =)

Eu adooooro granola! E para começar bem o dia não há nada melhor que uma boa tigelinha de granola crocante com pedacinhos de chocolate bem regada com leite de amêndoa morninho =D! No entanto, como sabemos, as granolas de supermercado vêm carregadinhas de açúcares e aditivos, e a nível nutritivo deixam muito a desejar. 
Se quiserem manter a vossa alimentação clean e mesmo assim ter direito a este prazer matinal, porque não fazerem a vossa granola?? Eu andei a pesquisar receitas de granola, muitas delas levavam coisas que eu não tinha em casa como óleo de coco, entre outras coisas. E então resolvi desenvolver a minha própria receita. Para isso usei como gordura (para dar origem a uma granola crocante) o azeite combinado com manteiga de amendoim, e como adoçante (para a granola ficar docinha) apenas mel. 
Para a minha granola ficar não só saborosa mas super nutritiva, usei uma mistura de aveia com quinoa, millet puff, sementes de girassol, sementes de chia, bagas de goji e amendoins.  Isto foi o que eu usei, no entanto deverão usar os ingredientes que gostarem mais ou que tiverem em casa, não se limitem a estes que eu usei. Experimentem. É facílima de fazer e fica deliciosa!!






Granola saudável de manteiga de amendoim e chocolate negro

2 chávenas de flocos de aveia inteiros
1 chávena de millet puff
1/2 chávena de quinoa crua
1/2 chávena de sementes de girassol
1/2 chávena de amendoins ligeiramente triturados
1/2 chávena de chocolate negro picado
1/2 chávena de bagas de goji
4 c. de sopa de manteiga de amendoim smooth sem óleos adicionados
2 c. de sopa de azeite
5 c. de sopa de mel

Numa tigela grande comece por misturar os ingredientes secos: a aveia, o millet, a quinoa, as sementes de girassol e os amendoins triturados. Reserve. De seguida, numa panela pequena, coloque a manteiga de amendoim, o azeite e o mel. Leve a lume brando mexendo sempre até que se forme uma mistura uniforme e suave. Verta esta mistura sobre os ingredientes secos e envolva bem. Distribua o preparado num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, espalhando bem. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até que a granola fique douradinha, retirando do forno e mexendo a cada 10 minutos para que doure uniformemente. Finalizado o tempo de forno, retire o tabuleiro do forno e deixe a granola a arrefecer sem mexer para que ela não fique tão solta e se formem mais aglomerados. Quando estiver fria, espalhe sobre ela o chocolate triturado e as bagas de goji e guarde-a num recipiente hermético, para que continue crocante.



Sem comentários:

Enviar um comentário