segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Chaussons de maçã

Olá a todos ;)

Com uma massa folhada de compra em casa e sem nada que fazer com ela...decidi aventurar-me, para as delícias do namorado e da família, nuns chaussons de maçã caseirinhos!


São extremamente fáceis de fazer e foram um sucesso =D Implica apenas ter massa folhada pré-feita em casa e fazer um puré de maçã caseiro delícia, que depois se coloca dentro de círculos de massa folhada! Digam lá se não vos trago coisas boas?


Olhem para este aspecto! Não apetece logo dar uma trinca? Entusiasmei-me tanto que fiz uma quantidade industrial de puré de maçã... e como só tinha uma base de massa folhada tive de utilizar a massa filo que tinha também guardada no frigorífico para dar conta do puré sobrante.


E o resultado foi uma leva de uns bolinhos com o mesmo formato dos tão conhecidos pasteis de tentúgal, mas com recheio de maçã ;) Há que improvisar! E não é que ficaram igualmente deliciosos e super estaladiços? Um dia destes fica prometido uma amostra de pasteis de tentúgal caseirinhos... porque estes abriram o apetite!



O tempinho que tem estado puxa mesmo um bolinho destes acompanhado com um chá! Experimentem e digam como ficou!


Chaussons de maçã caseiros
Receita adaptada do blog Coco e Baunilha

2 bases de massa folhada rectangulares
700g de maçãs, sem casca e cortadas aos cubinhos 
400g de açúcar amarelo 
1/2 c. de chá de canela em pó 
30g de amêndoa moída 
1/2 c. de chá de aroma de baunilha 
Gema de ovo p/ pincelar

Prepare uma compota de maçã, levando ao lume as maçãs cortadas com o açúcar, a canela e o aroma de baunilha. Quando estiverem cozidas triture tudo e deixe arrefecer. Após ter arrefecido adicione a amêndoa moída e mexa bem para incorporar. 
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Abra a massa folhada em cima do papel vegetal. Com a ajuda de um aro com um diâmetro de cerca de 15 cm forme 6 círculos da massa em cada base de massa folhada (usei uma tigela). Pincele as margens dos círculos de massa com gema de ovo. Coloque cerca de 3 colheres de chá (ou 2 e meia) de puré de maçã numa das metades e tape com a outra metade, pressionando bem as extremidades. Se quiser, para embelezar, faça três cortes no superior com uma faca, sem perfurar toda a espessura da massa, e pressione com os dentes de um garfo a toda a volta na zona em que a massa une. Por fim, Pincele com gema de ovo e disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal.  Baixe o forno para 180ºC e leve os pasteis ao forno, sobre o papel vegetal, até ficarem douradinhos.

Rende: 12 unidades


 

6 comentários: