Boa tarde a todos =)
Com este tempinho maravilhoso... o que melhor para adoçar a boca que um bolinho fresquinho de frutas com chantilly?
Fiz este bolinho ontem para o aniversário do meu avô, especialmente requisitado pela minha mãe que não lhe resiste!
A receita deste bolo foi-me transmitida pela mãe de um amigo meu e guardada com todo o carinho.
O bolo fica de aspecto semelhante àqueles que se compram nas pastelarias...mas a nível de qualidade e sabor ultrapassa largamente os de compra. A receita da massa, que não leva farinha de trigo e sim farinha de fécula de batata, dá origem a uma massa super leve e fofinha, que depois de aberta ao meio e borrifada com sumol de ananás (Sim!!! vamos borrifar a massa com sumol de ananás! =D) se torna também húmida e pecaminhosa! Depois não digam que não vos ensino coisas novas!!! Este é o grande truque deste bolo para ele ficar DELICIOSO!! Depois é só rechear e cobrir com fruta a gosto e tcharaaan! Querem mais fácil que isto?? Toca a por as mãos na massa e a surpreender a família com esta receita! Sou vossa amiga ou não sou?
Para a massa:
180g de farinha de fécula de batata
8 ovos
300g de açúcar
1 c. de sopa de fermento em pó
1 lata de sumol de ananás
Pré-aqueça o forno a 190ºC. Com a batedeira, bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Envolva as claras batidas em castelo firme. De seguida adicione, envolvendo, a farinha e o fermento peneirados. Leve ao forno numa forma rectangular grande (20x30cm), untada com manteiga e polvilhada com farinha. Coza até que o bolo fique seco no seu interior (faça o teste do palito), desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha de cozinha. Corte o bolo dividindo-o em duas camadas. Disponha as duas camadas com o interior virado para cima e borrife ambas com o sumol de ananás, para que o interior do bolo fique humedecido.
Para o chantilly:
2 pacotes de natas (35%MG)
15g de açúcar baunilhado
60g de açúcar
Fruta a gosto para rechear e decorar q.b.
Com a batedeira bata um pouco as natas para oxigenar e vá adicionando o açúcar normal e baunilhado aos poucos. Quando a marca das varas da batedeira começar a ficar desenhada nas natas, bata mais um pouco. Cuidado para não bater demais e as natas ficarem com consistência de manteiga.
Barre metade do chantilly na camada inferior do bolo, espalhe a fruta que escolheu para rechear e cobrir cortada em pedacinhos finos e cubra com a outra metade do bolo. Barre toda a superfície do bolo com o restante chantilly e decore a gosto com fruta. Não precisa ser muito perfeccionista a espalhar o chantilly, as imperfeições dão-lhe carisma ;)
Guardem no frigorífico até servir. Deve ser comido fresquinho!
Guardem no frigorífico até servir. Deve ser comido fresquinho!
Sem comentários:
Enviar um comentário