domingo, 1 de novembro de 2015

Toucinho do céu

Olá =) 

Hoje trago-vos um doce muito guloso. Um "bestseller" cá em casa! Uma verdadeira estrela! O toucinho do céu =D
Uma coisa vos garanto, este bolo é um sucesso garantido para todos vós. É um típico doce conventual, com todo o seu aspecto tosco e desleixado, mas com uma textura e sabor de ir aos céus!   



Como podem ver pelas fotos, o bolo, à primeira vista, não encanta ninguém... Mas quem vê caras não vê corações. Quando cortamos a primeira fatia...o aspecto do seu interior é de cortar a respiração!



Como não leva farinha de trigo, este bolo apresenta um interior húmido, de consistência perfeita, densa, com sabor intenso a gemas e amêndoa. Para amantes de doces conventuais e de ovos moles este é o bolo perfeito. Além disso leva ainda doce de chila... O céu na boca  =D Digam lá se por dentro não é lindo?


Se ainda não estão convencidos...atrevam-se a experimentar e depois digam como correu. Aposto que vão adorar!


Toucinho do céu

500g de açúcar
300g de farinha de amêndoa
9 ovos (8 gemas + 1 ovo inteiro)
1dl de água
2 c. de sopa de doce de chila bem cheias
150 de margarina/manteiga derretida

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Comece por derreter a margarina numa tigela. Numa taça junte as gemas com o ovo e bata para misturar. Junte a margarina, a pouco e pouco, sempre a mexer, com cuidado para não talhar as gemas. 
De seguida coloque num tacho a água, o açúcar e a amêndoa moída, por esta ordem, sem misturar. Leve a lume brando e deixe cozinhar um pouco sem mexer para que o açúcar se dissolva ligeiramente. De seguida mexa bem para misturar, deixe cozinhar mais uns segundos e retire do lume. 
Num recipiente junte estes dois preparados, a pouco e pouco, sempre a mexer, e bata até que a mistura fique uniforme. Por fim, adicione o doce de chila e mexa para incorporar. 
Forre uma forma circular de cerca de 22cm de diâmetro com papel vegetal (fundo e laterais) e unte o papel vegetal com manteiga. Verta o preparado para o interior da forma preparada e leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 35 minutos.
Após estar cozido, retire do forno, aguarde 5 minutos, desenforme para um prato e retire o papel (caso contrário o papel ficará colado ao doce). Desenforme com delicadeza e com o mínimo de movimentos possíveis pois é um bolo muito húmido e tem tendência a partir.  

 
 


 

 


2 comentários: