sábado, 2 de janeiro de 2016

Tarte de Amêndoa

Olá a todos =)

Começo por vos desejar um óptimo 2016! E para começar o ano da melhor maneira trago-vos a Tarte de Amêndoa! A melhor receita de tarte de amêndoa que já provei! Acreditem quando vos digo que nunca provei melhor....porque é verdade! E a reacção de quem a come pela primeira vez prova isso! 

Esta receita é especialidade da minha mãe e tornou-se obrigatória em jantares festivos e de convívio! Uma vez posta na mesa desaparece num ápice.
Tal como maior parte das receitas que fazemos, esta também não se poupa à manteiga nem ao açúcar, nem sequer cometam o erro de pensar cortar ao que quer que seja, senão a essência da tarte desaparece. A magia da tarte esta no facto de ser crocante no topo e húmida no seu interior....um prazer a cada dentada! ;)

Se não acreditam experimentem e vejam por vós! Depois não vão querer outra coisa ;) 








Tarte de Amêndoa

Base
200g de farinha c/ fermento para bolos
150g de açúcar
125g de manteiga s/ sal derretida
1 ovo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Comece por juntar o ovo com o açúcar e mexa bem até que se forme uma mistura esbranquiçada. Junte de seguida a farinha e a manteiga derretida e mexa. Unte com manteiga uma forma de tarte com cerca de 25cm de diâmetro, forre a forma com papel vegetal e unte o papel vegetal também. Coloque a massa no interior da forma untada e forrada e espalhe bem com uma colher para que fique bem distribuida e planificada (é normal que a massa fique peganhenta). Pique toda a extensão da massa com um garfo para que a massa não cresça e leve ao forno quente até cozer e alourar.

Cobertura de amêndoa
150g de amêndoa laminada
125g de manteiga s/ sal
125g de açúcar
4 c. de sopa de leite

Num tacho junte as amêndoas, a margarina, o açúcar e o leite. Leve a lume brando mexendo sempre até que se torne numa mistura líquida. Deite esta mistura por cima da massa distribuindo-a uniformemente, para que toda a base fique coberta. Leve ao forno até que a cobertura fique douradinha a gosto.  

Após cozida, e quando estiver morninha para o fria, desenforme a tarte. Inverta-a sobre um prato grande plano e, com cuidado, descole o papel vegetal da sua base. Inverta-a novamente para o prato de servir. E está pronta a comer!


Sem comentários:

Enviar um comentário