sábado, 11 de junho de 2016

Bolo de limão, coco e sementes de papoila

Boa tarde a todos ;)

Já andava de olho nas sementes de papoila há algum tempo. Cada vez que via uma receitinha de bolo, ou muffins, ou financiers em que estas eram utilizadas ficava rendida ao aspecto daquelas pintinhas amorosas e delicadas espalhadas pela massa. Acho que qualquer bolo de massa clara se torna especial quando tem estas sementinhas pretas lindas lá a decorar! E por isso tive de experimentar!

Este bolo, parece um bolo simples, mas a adição de leite de coco na massa faz com que ele fique super húmido e fofo ao ponto de ser difícil de cortar uma fatia integra sem ele se desfazer! Além disso é um bolo muito saboroso pois a massa é aromatizada pelas raspas de limão, coco ralado, leite de coco e baunilha. 

As sementinhas de papoila dão ao bolinho alguma "crocância" e ficam lindas espalhadinhas na massa, no entanto, se não as quiserem usar, não fazem falta nenhuma. Mas ficam lindas não ficam?? =D 






Bolo de limão, coco e sementes de papoila
(Receita adaptada do blog "Technicolor Kitchen")

140g de farinha de trigo s/ femento
1 c. de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
2 c. de sopa de sementes de papoila
75g de coco ralado sem açúcar
200g de açúcar cristal
raspas da casca de 1 limão
125g de manteiga s/ sal, amolecida
2 ovos grandes
½ c. de chá de extracto de baunilha
240ml de leite de coco

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês de 20x10cm, forre-a com papel vegetal e unte-o também.
Numa tigela média, misture com um batedor de arames a farinha, o fermento, o sal e as sementes de papoila. Junte o coco ralado e misture.
Coloque o açúcar e as raspas da casca do limão na tigela da batedeira e esfregue-os com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Junte a manteiga e bata com a batedeira até obter um creme claro e fofo. Rape as laterais da tigela ocasionalmente durante todo o preparo do bolo.
Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Adicione a baunilha. Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos em três adições, alternando com o leite de coco e bata somente até incorporar. Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Leve ao forno por 45-50 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe arrefecer na forma sobre uma gradinha para bolos durante cerca de 25 minutos, e então cuidadosamente levante o bolo da forma usando o papel. Transfira para a gradinha e deixe arrefecer completamente. Retire o papel com cuidado e sirva.

2 comentários:

  1. Marisa, seu bolo ficou lindo! Tão macio! Deu vontade de roubar um pedacinho pela tela! Bj!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Patrícia! Ficou maravilhoso! Obrigada pelas receitas sempre maravilhosas! =)

      Eliminar