segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Naked cake com recheio de ganache de mascarpone e chocolate, coulis de frutos vermelhos e topping de framboesas

Boa noite a todos

Desta vez trago uma receitinha mais trabalhosa. Dum bolinho que a minha querida amiga Ana Moço do blog Annie's Kitchen já tinha feito para o seu aniversário. Tive a oportunidade de provar este bolo feito por ela e fiquei rendida!!! Meus amigos....esta ganache de mascarpone e chocolate faz as maravilhas de qualquer amante de chocolate. É densa... cremosa... intensa... é perfeita!! Têm meeeesmo de experimentar! Acreditem em mim!
Gostei tanto mas tanto que ainda estou a pensar repetir a receita novamente esta sexta feira para o aniversário da minha afilhada =D e claro que também partilharei convosco as fotos desse outro bolinho, pois irei inovar na decoração, para tornar o bolo mais divertido!
Experimentem por favor =D não se vão arrepender!







Naked cake com recheio de ganache de mascarpone e chocolate, coulis de frutos vermelhos e topping de framboesas
(Receita retirada do blog Annie's Kitchen)

Recheio:
200g de chocolate negro
200g de natas
pitada de sal
200g de mascarpone

Aqueça as natas em lume brando até começarem a borbulhar, junte depois o chocolate aos pedaços assim como uma pitada de sal. Mexa bem até o chocolate derreter e se misturar homogeneamente com as natas. Leve ao frigorífico durante 3h ou durante a noite.
Retire do frio e bata o ganache com a batedeira, adicionando aos poucos o mascarpone até obter um creme macio e homogéneo.

Bolo:
200g de chocolate negro
100g de manteiga
pitada de sal
1/4 chávena de café expresso
4 ovos
1 chávena de açúcar
1 chávena de farinha para bolos
1/2 c. de sobremesa de fermento em pó
Nota: Para poder fazer este bolinho de 6 camadas fiz uma receita e meia da massa do bolo de chocolate e usei 2/3 da quantidade da massa numa forma de 20 cm e o 1/3 restante numa forma de 16 cm, o que deu origem a dois bolinhos. Cada bolinho foi dividido em três camadas, dando origem a 6 camadas no total.

Pré-aqueça o forno a 180ºC e barre 2 formas circulares (de 20 cm de diâmetro ou então façam como eu, se preferirem, e usem 2 formas de tamanhos diferentes) com manteiga, polvilhando seguidamente com chocolate em pó.
Em banho-maria, coloque o chocolate, a manteiga e o sal a derreter. Mexa ocasionalmente até ficar tudo derretido. Junte o café e mexa até ficar um creme macio. Retire do lume e reserve.
Separe as gemas das claras e bata estas em castelo até ficarem bem firmes.
Bata o açúcar com as gemas até obter um creme esbranquiçado. A este creme, junte as claras em castelo alternadamente com a farinha e o fermento.
Quando estiver tudo bem envolvido, adicione o chocolate (aos poucos e mexendo sempre, caso ainda esteja muito quente) sem bater demasiado até obter uma mistura homogénea.
Verta a massa para as formas (2/3 para uma e 1/3 para outra) e leve ao forno durante 30-40 minutos. Retire a forma com menos massa antes da outra para evitar que queime. Deixe arrefecer por completo já fora das formas.

Coulis de frutos silvestres:
2 chávenas de frutos silvestres congelados
1/2 chávena de açúcar
1 c. de sopa de farinha de amido de milho
2 c. de sopa de água

Numa pequena tacinha, dissolva a farinha na água e reserve.
Num tacho, coloque os frutos e o açúcar e cozinhe em lume médio até levantar fervura e o açúcar dissolver. Triture com a varinha mágica (opcional). Adicione a mistura de farinha ao preparado dos frutos silvestres e cozinhe durante 1 minuto.
Deixe arrefecer completamente antes de usar.

Montagem:
 
Divida cada bolo em 3 partes iguais. Coloque um pouco do creme do recheio no prato de servir, fixando a camada inferior do bolo de maior diâmetro; espalhe uma camada de recheio de creme de mascarpone e chocolate, coloque por cima a camada do meio do bolo e desta vez recheie com o coulis de frutos vermelhos. Cubra com a ultima camada do bolo de maior diâmetro. Barre o exterior deste bolo muito levemente com um pouco do recheio utilizando uma espátula grande. Coloque no frigorífico para que ganhe consistência. Repita o processo para o bolo de menor diâmetro e reserve igualmente no frigorífico cerca de meia hora. 
Após o tempo de refrigeração passe a transferir os bolos para o prato de servir, colocando o bolo de menor diâmetro sobre o de maior diâmetro, tendo o cuidado para que fique centrado. Decore a gosto e sirva.

2 comentários:

  1. http://obolinhodesabado.blogspot.pt/

    O bolo ficou lindo. Também adoro esta cobertura de chocolate.
    Conheci hoje este cantinho e adorei! Voltarei mais vezes.

    Bjs

    ResponderEliminar