quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Pudinzinhos de caramelo

Olá a todos =)

Desta vez optei por um docinho de colher. Estava a passear por blogs culinários, e encontrei esta recetinha de pudinzinhos de caramelo. Eu sei...eu sei... pelas fotografias não parecem nada de especial... Mas acreditem em mim quando vos digo que são divinos!! São densos...cremosos...aveludados..com um sabor perfeito a caramelo!! Não vão ter noção do que vos estou a tentar transmitir até experimentarem a receita vocês mesmos! Fiquei tão mas tão fã destas delícias que se torna difícil transmitir em palavras! E quem provou...ADOROU! 

Façam.... não se vão arrepender! Prometo!!!






Pudinzinhos de Caramelo
(Receita retirada do blog "As aventuras de uma mamã")

500ml de natas MG>35%
250ml leite
150g de açúcar
2 ovos grandes
5 gemas de ovos grandes

Centre uma grade no forno e pré-aqueça-o a 150º. Coloque 8 taças de 120 ml num tabuleiro de beiras altas e ferva água numa chaleira. Misture as natas com o leite a aqueça no micro-ondas ou num tacho em lume médio. Reserve. 
Meça 50 gramas de açúcar e reserve. Leve a lume médio-alto um tacho de tamanho médio e deite duas colheres de sopa do restante açúcar. Quando começar a caramelizar, mexa e junte mais duas colheres de açúcar, continuando a mexer até ficar escuro. Repita o processo com o restante açúcar, juntando sempre 2 colheres de sopa de cada vez. Quando estiver escuro, da cor do mogno, junte a mistura das natas com o leite. Cuidado, irá borbulhar e salpicar, mas é normal. Continue a mexer até ficar suave. Retire do lume.
Junte numa taça os ovos, as gemas e o açúcar e bata com uma vara de arames até ficar pálido e engrossar ligeiramente. Sem parar de bater, junte um pouco do caramelo para aquecer os ovos de modo a não talharem. Continue a bater e deite lentamente o resto do caramelo. Retire a espuma que se forma no cimo do creme e verta-o nas taças.
Encha o tabuleiro com água quente até subir a metade das taças. Cubra o tabuleiro com película aderente, faça dois furos nas extremidades da película e leve cuidadosamente ao forno.
Cozinhe entre 35 e 40 minutos, até escurecerem ligeiramente e abanarem apenas no centro. Retire do forno e deixe arrefecer ainda na água durante 10 minutos. Retire a película, tire as taças da água e deixe arrefecer completamente. Coloque-os no frigorífico até servir.

2 comentários:

  1. EU QUEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahaha!! =D Huguinho agora já não tens desculpa! Já partilhei a receita =P looool

      Eliminar