domingo, 16 de outubro de 2016

Bolo saudável de aveia, banana e amoras silvestres

Olá

Desde que fiz o meu primeiro bolo de banana ou pão de banana (Banana bread), se traduzido à letra, que passei a ser super fã destes bolinhos. Optei logo da primeira vez pela versão saudável, fazendo um onde a manteiga foi substituída por azeite, o açúcar por mel e foi utilizada farinha de trigo integral em vez da refinada. 
Andava outra vez com vontade de comer um bolinho destes ao pequeno almoço, e encontrei uma receitinha diferente que me atraiu logo pelo facto de não usar farinha de trigo e sim apenas farinha de aveia! O uso da aveia tornou o bolo ainda mais saudável, mais nutritivo, mais fofinho e húmido. Ficou ainda melhor que o último e é uma receita que sem dúvida irei repetir. É um bolo doce quanto baste, com um sabor suave a banana e ao cozer no forno espalha um cheirinho maravilhoso pela casa que combina na perfeição com este tempo mais frio =) Além disso levou ainda uma mão cheia de amoras na massa o que para mim é um deleite pois adoro qualquer tipo de fruto vermelho! Se não tiverem amoras....usem outro tipo de fruto vermelho: framboesas, mirtilos... o que preferirem. Aposto que ficará perfeito de qualquer maneira! 







Bolo saudável de aveia, banana e amoras silvestres
(receita adaptada do blog "Baker by nature") 

 Medida = chávena com capacidade para 240 ml 

2 chávenas + 2 c. de sopa de farinha de aveia (se não tiver farinha poderá moer a aveia em flocos num processador de alimentos)
1 c. de chá de bicarbonato de sódio
1 c. de chá de canela em pó
1 pitada de sal 
1/2 chávena + 2 c. de sopa de mel
2 ovos grandes
1/2 chávena de azeite
1 chávena de bananas esmagadas (esmagar com um garfo e medir; cerca de 3 bananas médias) 
2 c. de sopa de iogurte grego
1 c. de chá de aroma de baunilha
1 chávena de amoras

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre o fundo de uma forma de bolo inglês com papel vegetal e unte a forma e o papel com manteiga.
Numa tigela média junte as duas chávenas de farinha de aveia, o bicarbonato de sódio, a canela e o sal. Reserve. Noutra tigela bata os ovos com o mel. Adicione o azeite, a banana esmagada, o iogurte grego e o aroma de baunilha. Misture. Adicione os ingredientes secos aos húmidos e misture delicadamente. Coloque as amoras numa taça pequena e adicione-lhes a restante farinha de aveia e envolva. Envolva as amoras na massa. Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno durante cerca de 45-60 minutos (se quiser, pode decorar o topo do bolo com umas rodelinhas de banana antes de o colocar no forno como eu fiz). Faça o teste do palito. No final deste tempo retire o bolo do forno, deixe descansar durante cerca de 5 minutos na forma e transfira-o para uma grelha de cozinha até que arrefeça totalmente.


1 comentário:

  1. Titanium Prices Per ounce - Table of contents - TiC
    › Tieti-Tieti-TI babyliss pro titanium hair dryer › Tieti-Tieti-TI Tieti ford titanium ecosport Tieti TI. TI - $0.15. The prices of Tieti-TI range from $0.15 to $175 per ounce, titanium fat bike depending 1xbet korean on the amount of titanium nitride coating stock. Price displayed is the same as the price shown on

    ResponderEliminar