segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Copinhos de bolo de cenoura com brigadeiro de colher

Olá =)

Como já tinha partilhado convosco pela página do facebook há já algum tempo atrás... o blog annie's kitchen da querida amiga Ana convidou-nos a participar em mais um desafio culinário!! E desta vez, para minha grande felicidade, o tema foi brigadeiro!!! E com uma boa razão como esta para comer brigadeiro (hihihi), tentei inovar um bocadinho. Em vez de fazer os brigadeiros típicos, ou seja, as tradicionais bolinhas peganhentas e maravilhosas de chocolate, decidi optar por fazer uns copinhos de brigadeiro de colher intercalado com bolinho de cenoura. A receita do bolo de cenoura foi esta que já tinha publicado no blog, que é maravilhosa e super fácil de fazer. E já é certo e sabido que bolo de cenoura combina lindamente com chocolate... mas esta versão desfeita intercalada com brigadeiro molinho... é do céu!!!!!! Modéstia à parte... mas foi uma ideia genial =D recomendo-vos totalmente! Olhem estas delícias....






Copinhos de bolo de cenoura com brigadeiro de colher

 Medida =
chávena com capacidade para 240 ml 

Para o bolo de cenoura:
(Receita retirada do blog "Aqui na cozinha")
3 cenouras médias descascadas e picadas (300g)
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha de trigo com fermento para bolos
1 chávena de óleo (usei azeite)
4 ovos
1 c. de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque a cenoura e o óleo no liquidificador e bata bem. Junte o açúcar, os ovos e o sal, bata novamente, até ficar homogéneo. Transfira a mistura para  uma tigela e vá misturando a farinha de trigo aos poucos. Depois de bem misturada acrescente o fermento e mexa delicadamente. Vire a massa para uma forma rectangular  untada e enfarinhada. Leve ao forno até que o bolo coza completamente e doure um pouco na superfície. Faça o teste do palito. Deixe arrefecer.

Para o brigadeiro de colher:
(Receita adaptada do blog "A Cozinha Colectiva")
1 lata de leite condensado
200ml de natas
1 c. de sopa de cacau em pó
150g de chocolate negro picado
1 c. de sopa de manteiga s/ sal
1/2 chávena de leite
 
Numa panela de fundo grosso, junte todos os ingredientes e leve a lume médio, mexendo sempre, até começar a aparecer o fundo da panela [o ponto é um pouco mais mole do que o do brigadeiro de enrolar]. Retire do lume, deixe arrefecer um pouquinho mas não totalmente para que não fique difícil de espalhar, e passe à montagem.
 
Para a montagem: 
Comece por retirar a côdea ao bolinho de cenoura. Corte-o em fatias espessas e retire a côdea a toda a volta para que fique só o miolo amarelinho, descarte côdea. Corte todo o bolo em cubinhos pequeninos e intercale em copinhos à escolha camadas de bolo com camadas de brigadeiro de colher. Acabe com uma camada de brigadeiro de colher e cubra com pepitas de chocolate decorativas. 







 

4 comentários: