Boa tarde ;)
Hoje temos uma aletria acabadinha de sair. Esta foi feita especialmente para o meu pai que andava com um capricho de aletria. No entanto, ao contrario da minha mãe, eu faço a aletria da forma tradicional, com leite e ovos. A minha mãe, como não gosta muito de leite, assim como a mãe dela e a mãe da mãe dela não gostavam, faz uma receita de aletria que não leva nem leite nem ovos, leva uma calda de açúcar e vinho do porto, resultando num sabor e textura completamente diferentes mas igualmente bons!
Eu adoro esta receita de aletria pois fica saborosa e bastante cremosa. É uma receita que se faz super rápido. Mais uma vez não tenho ideia de onde tirei a receita pois já é relativamente antiga.
Esta ficou particularmente amarelinha pois levou geminhas de ovos caseiros das galinhas do meu avô! Experimentem ;)
Aletria Tradicional
150g de aletria
500ml de leite
500ml de água
125g de açúcar
1 casca de limão
3 gemas batidas
canela em pó para polvilhar
Coloque a água e a casca de limão numa panela até que ferva, de seguida junte a aletria desfeita e o leite quente, e deixe ferver até que a aletria esteja praticamente cozida. De seguida adicione o açúcar, mexa, e deixe engrossar um pouco. Retire do lume e junte as gemas batidas (não junte as gemas directamente à panela, primeiro junte um pouco da calda da aletria às gemas mexendo vigorosamente e depois sim adicione as gemas já com alguma calda ao preparado, sempre a mexer, caso contrário as gemas podem talhar). Leve de novo ao lume apenas alguns minutos sem que ferva. Retire a casquinha de limão e verta tudo em pratos ou numa travessa e deixe arrefecer. Polvilhe com canela a gosto e sirva.
Rend: 4/5 doses
Sem comentários:
Enviar um comentário