sábado, 22 de agosto de 2015

Pudim abade de priscos e conversas gulosas no consultório!

Olá minha gente ;)


Hoje trago-vos uma receitinha mais tradicional. Um dia destes, no consultório, estava na conversa com a melhor assistente do mundo, a minha, e maravilhosa Enfermeira Joana Silva =) e aconteceu que ela caiu no erro de me dizer que tinha provado um pudim abade de priscos. E nesse momento dei conta de que nunca tinha provado esse tão falado pudim. Aqui em casa a mestre dos pudins é a minha mãe, mas normalmente apenas faz o famoso pudim francês e, algumas vezes, faz umas variações com laranja. Mal falei à minha mãe do pudim abade de priscos, fomos logo procurar receitas. No entanto, ficamos um bocado apreensivas ao ver que na receita, a calda do pudim era feita com toucinho. Sim....toucinho! Tivemos quase para desistir....mas ainda bem que não fizemos =).


Como já referi...aqui em casa quem faz os pudins é a minha mãe, e então passei-lhe a tarefa de fazer este maravilhoso pudim e o resultado ficou, como sempre, excelente. A única coisa que fiz na receita foi o caramelo caseiro, mas isso fica para uma outra ocasião ;)


Para quem costuma fazer pudins, vai achar esta receita um pouco estranha, pois não leva leite. Sendo, a receita, apenas à base de ovos, vinho do porto e a tal calda de açúcar, água, limão, canela e toucinho. 


O resultado é um pudim com um sabor intenso e com um interior de uma consistência firme e densa, e comparativamente ao pudim francês é muito menos "farinhento". Sei que os gostos não se discutem, mas este pudim é, para mim, muito superior ao tradicional pudim francês. Por isso aconselho-vos a experimentar. Vão para a cozinha e ponham mãos à obra!


Como podem reparar pelas fotos, o pudim é pequenito. Isto porque apenas fizemos metade da receita! Mas já nos arrependemos, porque foi num ápice! A receita foi retirada pela minha mãe deste site.



Pudim abade de priscos
 Ligeiramente adaptada deste site 

500g de açúcar
500 ml de água
50g de toucinho
15 gemas de ovos
casca de limão q.b.
1 pau de canela
1 cálice de vinho do Porto
 

Comece por levar a água ao lume junto com a casca de limão, a canela e o toucinho cortado aos pedacinhos. Quando a água começar a ferver adicione o açúcar. Deixe ferver, e quando estiver em ponto de espadana retire do lume. O ponto de espadana obtêm-se mais ou menos após 3 minutos de fervura da calda. De seguida, passa-se a calda por um passador de rede. E acrescenta-se a mesma, aos poucos e sem parar de mexer, a uma tigela onde já estejam as gemas e o vinho do Porto batidos. Pincele a forma de pudim abundantemente com caramelo, coloque o preparado, feche bem a forma com a tampinha e leve o pudim a cozer em banho-maria numa panela, com a água até meio da altura da forma, durante aproximadamente 1 hora ou 1 hora e 10 minutos. Com o tempo a água pode ir evaporando, caso aconteça, adicione mais água a ferver à panela. 
Quando cozido, deixe arrefecer um pouco na forma, e quando morno coloque no frigorífico até esfriar completamente. Quando frio desenforme e regue com um pouco mais de caramelo. 

Rend: 6-8 doses

Sem comentários:

Enviar um comentário