quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Uma receita salgada num blog de doces ;)

Olá =)


Está um belo dia para mais uma receitinha! Desta vez vai ser dum salgadinho. Sim...não é o objetivo deste blog. No entanto existem algumas receitas salgadas  que vou ter de partilhar convosco... e uma delas é a minha famosa quiche! E porque é que gosto tanto desta receita? Por duas grandes razões. A primeira é pelo facto de a base da quiche não ser de massa folhada como tantas outras, sendo, em vez disso, de uma massinha muito simples feita em casa, tornando a quiche mais saudável e mais prática.



A outra razão é esta receita não levar natas! Leva apenas leite e ovos, o que torna a quiche leve e saudável.  Relativamente ao recheio, este é muito flexível, há muita coisa que fica bem. E é por isso uma receita excelente para acabar com restinhos no frigorífico. 


Desta vez, fiz a quiche para aproveitar 4 pedaços de frango do churrasco que tinham sobrado da noite anterior. E para rechear utilizei então o frango desfiado, cogumelos de lata, azeitonas e bróculos. Ficou maravilhosa ;)


É uma receita que faço vezes sem conta. Dá sempre certo e toda a gente adora =) Infelizmente não faço a mínima ideia de onde a retirei...




Quiche à minha moda

Massa:
250g de farinha tipo 55
30g de manteiga derretida
1 ovo
sal q.b.
água q.b.

Envolva a farinha com a manteiga, junte o ovo e o sal (costumo colocar meia colher de chá de sal grosso). Envolva bem, juntando a água a pouco e pouco, e amassando até obter uma massa maleável e homogénea, como observa na primeira fotografia. Molde uma bola e reserve. Unte uma tarteira de beiras altas ou uma forma de bolo circular com manteiga. Polvilhe uma superfície lisa com farinha e estenda a massa num formato circular utilizando o rolo da massa.  Transfira a massa para a tarteira, adapte-a e corte os excessos e reserve. 

Recheio:
Ingredientes a gosto
200ml de leite
4 ovos
sal q.b.
pimenta preta q.b.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. 
Desta vez, optei por fazer um refogado de cebola e azeite, de seguida coloquei 1 lata de cogumelos bem escorridos, meia cabeça de bróculos aparados (sem os tronquinhos), cortados em pedaços muito pequenos, um punhado de azeitonas pretas descaroçadas, 3 colheres de sopa de polpa de tomate, sal fino q.b. e pimenta preta. Deixei refogar por uns minutos. Após o recheio estar preparado coloque-o no interior da massa e distribua. Reserve. Pode optar por rechear como preferir , as possibilidades são infinitas. É conveniente que não use muitos líquidos e que o refogado fique bem sequinho. 
De seguida noutro recipiente bata os 4 ovos, adicione o leite e bata novamente, e tempere com sal e pimenta a gosto. Verta este preparado sobre a massa e o recheio.  

Leve o quiche ao forno pré-aquecido e deixe por cerca de 45 a 50 minutos, ou até que fique bem sequinho e douradinho. Depois de cozido desenforme e sirva. 

Rende: 3 porções generosas/ 4 porções pequenas




Sem comentários:

Enviar um comentário