domingo, 20 de setembro de 2015

Bolo de abóbora com cream cheese de canela perfeito da amiga Ana

Olá olá! 

A receitinha de hoje é de um bolo com cheirinho a Outono! Uma vez em conversas culinárias, a Ana falou-me de um bolinho delicioso de abóbora com recheio e cobertura de creme de queijo que tinha feito...e claro que eu fiquei logo interessada. Nunca tinha feito bolo de abóbora. Aqui em Portugal esse tipo de receitas não é muito comum. O uso de abóbora em bolos, tortas, tartes é típico americano. Mas como a Ana tinha dito que ficava maravilhoso....eu tive que experimentar! 


E como sempre...a Ana nunca desilude! A receita resultou num bolo com um aspecto lindo, outonal, um tanto para o rústico e cremoso! E com um cheirinho maravilhoso a canela. 


A Ana adaptou grosseiramente a receita duma que encontrou no Pinterest. Fez algumas substituições e ajustes...e resultou num bolo divinal! Com um interior laranjinha fofinho e não muito doce, e um exterior docinho, suave, fofo e com um sabor intenso a canela. 


É um bolo peculiar e, para mim, as combinações pareciam um tanto improváveis, mas resultaram na perfeição. Às vezes é assim... é preciso ter coragem para experimentar e provar sabores e combinações diferentes. Experimentem que não se vão arrepender =D


Apesar de ser diferente e parecer um bolo complexo... é um bolo com uma confecção bastante simples. Façam e surpreendam a família!


Bolo de abóbora com cream cheese de canela 
Receita retirada do Pinterest, adaptada pela amiga Ana

Medida = chávena com capacidade para 240 ml 

Para o bolo:
3 chávenas de farinha com fermento para bolos
1 e 1/2 c. de sopa de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
3/4 de chávena de manteiga s/ sal amolecida
2 chávenas de açúcar granulado
3 ovos grandes
1/2 c. de sopa de aroma de baunilha
1 kg de abóbora crua aos cubos/ 1 chávena de abóbora cozida e escorrida
1/4 de chávena de óleo vegetal
1 chávena de leite

Comece por cozer a abóbora numa panela com água até que esta fique molinha. Quando estiver cozida vire-a para um escorredor e deixe amornar. De seguida escorra o excesso de água da abóbora utilizando um pano. Vire a abóbora para um pano fininho e "embrulhe-a" no mesmo. Aperte a abóbora com as mãos dentro do pano para que a água em excesso saia.  Pré-aqueça o forno a 160ºC. Unte duas formas circulares do mesmo tamanho (cerca de 24 cm de diâmetro) com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve. Numa tigela média junte a farinha, o bicarbonato e o sal e misture. Reserve. Numa tigela grande, com a batedeira eléctrica, bata a manteiga com o açúcar até uniformizar. Junte os ovos 1 a 1, sempre a bater. De seguida junte a baunilha, a abóbora e o óleo e bata tudo muito bem. Por fim junte, alternadamente, e sempre a bater, a farinha e o leite, começando e acabando com a farinha. Divida a massa pelas formas e coloque-as no forno durante cerca de 30 minutos, ou até que coza completamente e o palito saia limpo. Após cozidos, retire-os do forno, desenforme e deixe-os arrefecer completamente. 

Para a cobertura:
1 embalagem de queijo mascarpone (250g)
1/2 chávena de manteiga s/ sal amolecida
2 c. de sopa de mel
1 1/2 c. de sopa de aroma de baunilha
1 1/2 c. de sopa de canela
4 chávenas de açúcar em pó

Enquanto os bolos cozem, com uma batedeira eléctrica, bata a manteiga juntamente com o queijo até suavizar ligeiramente. Junte a baunilha, o mel e a canela e bata. Vá juntando o açúcar aos poucos e bata bem até que o açúcar acabe e o creme fique uniforme. Coloque o creme no frigorífico coberto com película aderente até que os bolos finalizem de cozer e arrefeçam completamente. Desta forma o creme engrossará um pouco e facilitará a tarefa de rechear o bolo. 

Quando as metades do bolo tiverem arrefecido completamente, coloque uma das metades do bolo no prato de servir. Por cima cubra com um pouco menos de metade do creme. Coloque a outra metade do bolo no topo e cubra todas as superfícies sobrantes com o restante creme. Coloque no frigorífico até servir.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário