terça-feira, 8 de setembro de 2015

Doce caseiro de bolina/abóbora menina

Boa tarde a todos =)

Até há pouco tempo não era pessoa de comer muito doce...não gostava muito de como o sabor do doce ficava com o pão. Apenas comia doce em tostinhas e normalmente à sobremesa. O que fazia com que um frasco de doce durasse tempos infinitos. No entanto percebi que o problema não era meu, e sim dos doces que comprava! A partir do momento em que descobri a maravilha dos doces caseiros o cenário mudou! Não é que agora uma fatia de pão escuro torradinho com duas ou três colheres de chá de doce em cima me sabem às mil maravilhas? É o meu incentivo para sair da cama todas as manhãs...junto com uma chávena de café =D Nhami!

E porque é que ser caseiro faz tanta diferença perguntam vós! Pessoalmente, acho os doces caseiros muito menos enjoativos. Na sua confecção podemos escolher os ingredientes do doce, pondo mais açúcar ou menos, trocando o açúcar branco pelo amarelo, deixando ganhar mais ou menos ponto, adicionando sabores cítricos ou não, mais ou menos canela...etc. Tornando o doce mais ou menos doce, mais ou menos espesso, mais ou menos intenso, adaptando-o mais ao nosso gosto. Eu prefiro os doces menos espessos e adoro adicionar açúcar amarelo pois dá um sabor maravilhoso =)



Desta vez fiz um doce de bolina pois o meu avô cultivou bolinas este ano e deram bolinas maravilhosas, de casca fininha e sumarentas. Tinha a ideia de fazer doce de uma bolina inteira... Inocente que era. Metade da bolina quase não cabia junto com o açúcar na minha maior panela! 



O doce ficou maravilhoso, pouco espesso como gosto e com um travo leve a canela! Um sabor que faz lembrar o outono! Ideal para comer ao pequeno almoço com pão torradinho ou à sobremesa numa tostinha a acompanhar um requeijão fresquinho =) A receita que vou colocar é para 1 kg de bolina, no entanto podem duplicar ou triplicar a receita. Eu usei 3,5 kg de bolina. Experimentem!




Doce caseiro de bolina e canela 
receita adaptada do blog O cantinho da Marta

1 kg de bolina
600 g de açúcar (coloquei metade branco, metade amarelo)
1 pau de canela
casca de meia laranja

Leve ao lume a abóbora partida em pedaços juntamente com o açúcar, o pau de canela e a casca de laranja. Deixe ferver em lume brando, mexendo de vez em quando até o doce estar no ponto. Deixei ficar o meu cerca de 1 hora e 20 minutos. A ideia é que a abóbora, inicialmente aos pedaços, fique praticamente desfeita. Retire o pau de canela e a casca de laranja e triture o doce com a varinha mágica. Se o doce ainda estiver mais liquido que o que pretende leve mais uns minutos a lume brando mexendo regulamente. Coloque o doce em frascos previamente esterilizados feche-os bem e reserve-os de cabeça para baixo até que o doce arrefeça. Depois conserve no frigorífico. 

Caso pretenda, pode, em alguns frascos ou em todos eles, antes de os fechar, adicionar nozes picadas ou amêndoas laminadas e um pouquinho de canela em pó e mexer bem. Desta forma o sabor da canela ficará mais intenso e ao comer sentirá pequenos pedaços de nozes ou amêndoa. 

Rende: 3 frasquinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário