domingo, 13 de dezembro de 2015

Doce Húngaro

Meus amigos...

Hoje a receita é muuuuito especial! Hoje dou-vos a minha adorada receita de doce húngaro. Testada e aprovada dezenas de vezes por gregos e troianos!
Com isto quero dizer que as bolachas ficam maravilhosas. A receita calha SEMPRE bem! E não conheci uma única pessoa que não as adorasse!

Estas bolachinhas são amanteigadas, mas não são do tipo estaladiço... não senhor... são daquele tipo que a gente gostaaa! São densas...saborosas...viciantes. Sim, viciantes é a palavra certa! Será possível comer só uma? 

São umas bolachinhas fáceis de fazer, no entanto, um pouco trabalhosas. Mas valem todo o trabalho investido nelas!

A receita foi fornecida à minha mãe por um pasteleiro e é por isso uma receita muito valiosa =P É com grande prazer que partilho convosco esta receita que tanto estimo. Desejo que façam muito bom proveito dela...como eu fiz e continuo a fazer! 






Doce Húngaro

6 ovos cozidos (aproveita-se só a gema)
300g de manteiga
260g de açúcar em pó
30g de farinha maizena
500g de farinha com fermento para bolos
1 ovo batido (para pincelar as bolachas)
chocolate em tablete q.b. (para mergulhar as bolachas)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. 
Comece por esmagar bem as gemas de ovo cozido com um garfo. De seguida derreta a manteiga. Junte todos os ingredientes pela ordem apresentada e amasse bem a massa com as mãos até esta ficar uniforme. 
Estenda a massa em cima do balcão utilizando um rolo da massa até esta ficar com cerca de 0,5cm de espessura. Corte a massa utilizando cortadores com o formato que desejar, e transfira as bolachinhas por cozer com a ajuda de uma espátula fininha para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Deixe algum espaço entre elas. 
Pincele o topo de todas as bolachas com o ovo batido. Leve as bolachas ao forno por cerca de 13 minutos. Retire as bolachas do forno e deixe-as repousar ainda no tabuleiro de forno pelo menos durante 10 minutos. Não as tente tirar antes do tabuleiro pois as bolachas tendem a partir. 
Repita o processo até acabar a massa. Deixe todas as bolacha arrefecerem completamente antes de passar à próxima etapa. 
Funda o chocolate numa taça em banho maria (cerca de 1 tablete de chocolate de culinária deverá ser suficiente, mas tenha outra de reserva caso necessite). Deve ter cuidado durante o processo para que não entre nenhuma água para a taça do chocolate, pois caso entre, este não ira secar nas bolachas. Mergulhe cada bolacha até meio no chocolate e coloque a secar sobre papel vegetal. Quando o chocolate voltar a solidificar estão prontas a comer. 

Rende: cerca de 50 bolachas (conforme o tamanho dos cortadores) 

Sem comentários:

Enviar um comentário