sábado, 19 de dezembro de 2015

Tiramisù de Frangelico

Sim...mais tiramisù! Desculpem mas não resisti a fazer outro...o último estava tãããão bom! =D

Este tiramisù é uma receita da minha tããão adorada Nigella..da qual tenho já 3 livros de receitas. Livros maravilhosos com receitas super gulosas que não se poupam às calorias, mas que ficaram até agora sempre deliciosas! E este tiramisù não foi excepção.

Esta receita atraiu-me pelo o uso do Frangelico. Para quem não conhece, o Frangelico é um licor de avelã italiano delicioso! Já conheço há muito tempo e é super docinho, com um suave sabor a álcool e um sabor encorpado a avelã. E no Tiramisù meus amigos...ficou perfeito! 

Comparativamente com o último tiramisú que fiz, este, para mim, por impossível que pareça, conseguiu superar tanto em sabor como em textura. O travo do licor tornou o tiramisù mais suave e mais adocicado e o creme ficou mais denso e encorpado. Se estavam à procura de uma sobremesa soberba de ano novo...aqui têm! Podem parar de procurar ;)

Fiz metade da receita para dar apenas para a sobremesa de uma refeição. A receita que vos vou dar é a completa. Esta receita era para fazer numa taça quadrada, mas eu resolvi fazer em tacinhas individuais. Estejam à vontade para decidir! Fico à espera da vossa opinião ;)







Tiramisù de Frangelico
(Receita retirada do livro "Cozinha o coração da casa" da Nigella Lawson)

Para mergulhar os palitos de La Reine:
250ml de café (ou 8 colheres de chá de café em pó dissolvido em 250ml de água a ferver)
250ml de licor de avelã Frangelico 
30 palitos de La Reine (Cerca de 375g)
 
Para o recheio:
2 ovos, separados
75g de açúcar
60ml de licor de avelã Frangelico
500g de mascarpone
100g de avelãs tostadas e picadas (não usei)
3 c. de sopa de cacau em pó

Combine o café e os 250ml de Frangelico numa taça e deixe arrefecer se o café estiver quente. 
Bata as claras em castelo. Noutra taça, bata as gemas e o açúcar com 60ml de Frangelico para o recheio. Junte o mascarpone à mistura de gemas e açúcar, batendo bem com uma vara de arames para misturar, até que a mistura se encontre sem grumos. Envolva lentamente as claras batidas e misture até que o preparado esteja uniforme. Reserve.
De seguida, utilizando uma taça quadrada de 24cm, monte 4 camadas intercaladas de palitos de La Reine e de recheio. Comece por colocar uma camada de biscoitos humedecidos no café com licor a cobrir toda base da taça. Os biscoitos devem de estar apenas húmidos, não a desfazerem-se. De seguida, espalhe por cima dos biscoitos metade da mistura de mascarpone de forma uniforme. Volte a colocar nova camada de biscoitos por cima desta camada de recheio e cubra com o restante creme de mascarpone. Cubra a taça com película aderente e leve ao frigorífico a refrescar durante, idealmente, 6 horas. 
Quando quiser servir, retire o tiramisù do frigorífico, misture as avelãs tostadas picadas com 2 colheres de sopa de cacau em pó e polvilhe sobre o tiramisù. Depois, deite a última colher de cacau em pó num coador e cubra levemente o tiramisú (Apenas polvilhei o tiramisù com o cacau, não usei as avelãs pois não tinha em casa, mas deverá ficar delicioso!)

Rende: cerca de 8 a 10 porções generosas
 
 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário