segunda-feira, 4 de abril de 2016

Lemon Lover's Dream Cake para o meu aniversário =)

Olá a todos =)

Começo por pedir desculpa pelo blog andar muito paradinho ultimamente... mas para vos ser sincera tenho andado com pouca paciência para postar ;) Há alturas de tudo =P
No entanto, não podia de deixar de partilhar convosco os bolinhos que fiz para a comemoração dos meus redondos 25 anos! Fiz 2: este que vou partilhar convosco hoje, o Lemon Lover's Dream Cake, e o Bolo Brigadeirão, do qual posteriormente vos darei a receita.  

Este bolo, é constituído por 4 camadas de massa tipo pão de ló com recheio de curd de limão caseiro e coberto por um creme de natas e limão. É um bolo fácil de fazer que prima pelo seu aspecto! Ficou lindo! É um bolo bastante fofinho e, para quem gosta do azedinho do limão nos doces, é um bolo maravilhoso! 

Recomendo-vos esta receita =) Atrevam-se a experimentar! 

Aproveito para agradecer a todos os que tiveram presentes e a todos os que não tiveram mas que tiraram um bocadinho do seu tempo para me felicitarem no dia do meu aniversário =) Obrigada!
E além disso, um muito obrigada à fotógrafa, doceira e amiga Ana Moço do blog Annie's Kitchen por estas lindas fotografias <3





Lemon Lover's Dream Cake
(Receita retirada do blog Sweet Gula)

Para o bolo:
4 ovos L
100g de farinha s/ fermento
1 e 1/2 c. de chá de amido de milho
100g de açúcar amarelo
50g de açúcar granulado branco
1 e 1/2 c. de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
3 c. de sopa de óleo vegetal
1 c. sopa de sumo de limão  
3 c. sopa de água
raspa da casca de 1 limão
1 c. de chá de açúcar baunilhado

Separe as claras das gemas e descarte uma das gemas (pode usar noutra receita).
Pré-aqueça o forno a 170ºC.
Forre com papel vegetal ou unte com manteiga e polvilhe com farinha, duas formas de aro amovível com cerca de 15-18 cm de diâmetro. Reserve.
Misture a farinha com o amido de milho, o açúcar amarelo, o fermento e o sal.
Bata o óleo juntamente com as gemas, o sumo e a raspa de limão, a água e o açúcar baunilhado. Junte a este preparado a mistura de ingredientes secos.
Bata as claras em castelo até formarem picos suaves. Aos poucos, vá adicionando o açúcar branco e continue a bater até as claras formarem picos bem firmes. Adicione 1/4 das claras à massa e envolva com uma espátula. Junte mais 1/4 de claras e envolva delicadamente para que não percam o ar e tornem a massa bem leve. Repita o processo para as restantes claras e envolva até que desapareça qualquer vestígio de ovo.
Divida a massa pelas duas formas e leve ao forno cerca de 30-35 minutos ou até que os bolos fiquem dourados. Faça o teste do palito para verificar se os bolos estão cozidos.
Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Para o lemon curd (recheio):
140g de açúcar amarelo
raspa da casca de 1 limão
100g de sumo de limão
60g de manteiga
30g de leite
2 ovos
3 gemas

Misture bem os ovos, as gemas, o leite, o açúcar e a manteiga. Adicione a raspa e o sumo dos limões e cozinhe em lume médio, mexendo constantemente até engrossar. Passe por um coador de rede fina e deixe arrefecer. Guarde no frigorífico, num frasco esterilizado, até usar.

Para o lemon cream (cobertura):
400ml de natas para bater
3-4 c. de sopa de açúcar granulado
6 c. de sopa de Lemon Curd

Bata as natas com o açúcar até que fiquem com a consistência de chantilly. Junte o Lemon Curd e envolva delicadamente com uma espátula.

Montagem do bolo:
Corte os bolos em metades no sentido horizontal de modo a obter 4 camadas de bolo. Coloque a primeira camada num prato de servir e sobre ela espalhe 1/3 do Lemon Curd. Repita o processo para as restantes camadas de bolo e até terminar o Lemon Curd. Reserve 1/4 do Lemon Cream e cubra o bolo com o restante creme. Use o saco de pasteleiro e uma ponta em forma de estrela e, com o creme reservado, cubra o topo do bolo, formando pequenos montinhos. Decore a gosto.

3 comentários:

  1. Olá Marisa,
    como amante de limao, estou muito tentada a experimentar. Como fazes para as Natas da cobertura nao se desfazerem em pouco tempo? (além de bater bem firme)
    Beijinhos,
    Steffi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Steffi =) Para garantires que as tuas natas fiquem bem seguras deves em primeiro lugar escolher natas com uma percentagem de matéria gorda superior a 30%. Pela minha experiência, as marcas que funcionam melhor são agros e gresso. Em segundo lugar, as tuas natas devem ter estado pelo menos durante 12 horas a refrescar no frigorífico antes de serem batidas. Por último, podes adicionar às tuas natas, aquando do açúcar 2 saquetas de chantifix, uma por cada pacote de natas. Chatifix é um pó fixador de natas que vai fazer com que as tuas natas batam mais facilmente e que se tornem mais densas e firmes, e desta forma, não se desfaçam! Espero ter ajudado ;) Um beijinho

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar