terça-feira, 19 de abril de 2016

Muffins de Mirtilos

Boa tarde a todos =) 

Hoje de manhã acordei com vontade de ligar o forno =) não há nada melhor que o cheirinho a bolo no forno espalhado pela casa logo pela manhã... sei lá..enche-me o coração! Isso e o cheiro a café acabadinho de fazer! Sempre fui muito sensível aos cheiros.. e existem cheiros que provocam em mim emoções boas ou más... ou que me trazem à memória recordações, que me reconfortam, que me acalmam ou me exaltam. Muitas vezes acabo a cozinhar alguma coisa não propriamente pela vontade de a comer...mas porque para mim cozinhar acaba por ser algo terapêutico. Cada maluco com a sua mania ;)

Desta vez o resultado dessa minha urgência culinária foram estes lindos muffins, receitinha vista uma vez no programa da Filipa Gomes, o Prato do dia, e que imediatamente guardei, por ser tão rápida e simples. E além disso tinha um frasquinho de mirtilos a esperar a sua vez de ser usado! 
Esta receita faz-se em 15 min! É facílima! Experimentem =)






Muffins de Mirtilos
(Receita retirada do programa "Prato do dia" da Filipa Gomes)

140g açucar mascavado 
180g farinha com fermento 
1 e 1/2 c. de chá fermento em pó 
1 dl óleo vegetal 
1 dl leite 
1 c. de chá extracto de baunilha 
2  ovos grandes (L) 
2 chávenas de mirtilos
Sal q.b. 

Aqueça o forno a 190ºC. Verta para uma taça açúcar mascavado, farinha peneirada e fermento, tempere com sal e mexa bem. Noutra taça, introduza óleo vegetal, leite, extracto de baunilha e 2 ovos, e bata tudo.
Forre com forminhas de papel um tabuleiro próprio para queques. Junte, gradualmente, os ingredientes secos aos húmidos e mexa até que a massa fique uniforme. Acrescente os mirtilos, envolva bem, e verta a massa nas formas, até 2/3 da sua altura. Por fim, salpique com açúcar mascavado, e leve ao forno entre 15 a 20 minutos. Quando estiverem cozidos (faça o teste do palito) retire do forno e deixe arrefecer.

Rende: cerca de 12 muffins
 

Sem comentários:

Enviar um comentário