segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Doce de amoras silvestres e uma colheita com cheirinho a eucalipto =)

Olá ;)


Estamos no tempo das amoras. E eu já andava a pensar ir colher umas quantas há uns tempos. Até que o meu pai descobriu um sítio onde abundavam aqui perto de casa e eu e o namorado fomos ao ataque! 
Ir colher amoras para mim é super divertido. Já o faço desde a minha infância e, apesar de todos os arranhões e de uma quase queda com chuva de amoras, acho uma actividade muito relaxante. Já estou a planear ir uma segunda vez...desta vez para congelar as amoras e ficar com elas em stock para mais uns docinhos! O cheirinho a eucalipto e a satisfação de uma bacia cheia delas para usar conforme a imaginação é mais do que suficiente para querer voltar vezes sem conta. Além disso acho formidável uma planta tão feia como as silvas dar estes frutinhos tão saborosos e delicados!


Esta colheita deu pouco menos de 2 kg de amoras. E como não podia deixar de ser 1 kg delas foi para testar numa receita de doce de amora que eu tinha posto os olhinhos, no maravilhoso blog A cozinha coletiva, que eu adoro!



O doce de amora ficou bem escurinho, suave e aromático. Uma delícia para comer a qualquer altura. Reduzi um pouquinho ao açúcar e coloquei metade açúcar branco e outra metade amarelo. De resto fiz a receita direitinha =)



Doce de amoras silvestres
Receita adaptada do blog A Cozinha Colectiva


1kg de amoras
600g de açúcar (usei metade branco metade amarelo)
Sumo de meio limão
1 pitada de canela em pó
2 colheres de sopa de vodca

Lave bem as amoras, escorra e divida em duas partes. Coloque uma das partes numa panela. A segunda coloque no liquidificador e processe até ficar um liquido uniforme, e coloque na panela junto com as restante amoras. Se preferir o doce sem pedaços, pode optar por processar as amoras todas no liquidificador.
Junte o sumo de limão à panela, a canela e o açúcar, e mexa bem. Leve ao lume forte, mexendo até ferver. Quando ferver reduza o lume para médio e vá mexendo de vez em quando. Quando começar a formar espuma na superfície, retire-a toda com uma escumadeira, adicione a vodca e continue a mexer e a retirar a espuma. Depois de um tempo o doce vai parar de formar espuma. Quando isso acontecer, vá mexendo até chegar ao ponto. O meu demorou cerca de 20 minutos.
Para saber o ponto dei-te um pouco do doce num pires e passe o dedo no meio. Ao passar o dedo deverá formar um "caminho" que não se desfaz.
Acomode a compota ainda quente em frasquinhos esterilizados, tape-os bem e vire-os de cabeça para baixo para ganharem vácuo.
  
Rende: 4 frasquinhos



2 comentários:

  1. Respostas
    1. Aproveita a época das amoras e faz um que não te arrependes ;) nada é mais gratificante do que um doce maravilhoso com frutos obtidos de graça! loooool

      Eliminar