terça-feira, 25 de agosto de 2015

Empadinhas de frango com açafrão


Olá a todos ;)


A receitinha de hoje são umas empadinhas lindas feitas de raiz! Tive esta ideia quando pensava num jantar diferente e leve para fazer para mim e para o namorado. E como não podia deixar de ser...tinha de fazer tudo caseirinho, incluíndo a massa quebrada. Andei à procura de uma receita de massa quebrada que me parecesse boa e acabei por fazer a receita deste blog... e não é que ficou uma maravilha! A massa em primeiro lugar é bastante fácil de fazer e de trabalhar, e fica super quebradiça e saborosa, muito melhor que as de compra sem dúvida! Muito obrigada pela receita Sónia Domingues =P


Para o recheio decidi utilizar frango desfiado, azeitonas pretas e açafrão! Ficou uma delícia. As empadinhas são muito fáceis de fazer no entanto levam algum tempo, principalmente na montagem. Mas valem cada minuto!



Experimentem, são de comer e chorar por mais! O namorado adorou =D



Empadinhas de frango com açafrão

Massa quebrada caseira
ligeiramente adaptada do blog Mãe, posso lanchar?

250g de farinha T55 sem fermento
125g de manteiga fria aos pedacinhos
50 ml de água
1 gema de ovo
1 pitada de sal (se usar manteiga sem sal)
  
Numa tigela, junte a farinha e o sal, e misture. Junte a manteiga aos pedacinhos e misture com o ponta dos dedos, tentando desfazer a manteiga na farinha, até obter uma espécie de areia grossa. Não use nunca a palma das mãos para não derreter a manteiga. Junte a gema e a água, e misture até conseguir fazer uma bola. Enrole a bola em película aderente e leve ao frigorífico no mínimo 2 horas. Quando retirar para usar, a massa estará rija, deixe-a alguns minutos à temperatura ambiente antes de estender. 
Recheio 
500g de peito de frango cozido e desfiado
azeitonas pretas descaroçadas q.b.
1 dl de vinho branco
polpa de tomate q.b. 
cebola, alho e azeite para o refogado
açafrão q.b.
sal q.b.
2 raminhos de salsa picada
Comece por fazer o refogado. De seguida adicione o vinho branco, deixe ferver um pouco para evaporar o álcool, e adicione o frango e as azeitonas. Tempere com a polpa de tomate, o açafrão e a salsa. Prove de sal e, se necessário, adicione mais sal. Caso o recheio esteja muito seco adicione um pouco de água ou mais um pouco de polpa de tomate. Abuse no açafrão para que recheio fique bem laranjinha.

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte 10 forminhas de queque com azeite utilizando para isso um papel embebido em azeite. De seguida estenda a massa bem fininha sobre uma folha de papel vegetal para que não cole ao balcão. Escolha um cortador de diâmetro apropriado e corte porções circulares da massa para forrar o fundo das forminhas. O diâmetro do cortador terá de ser significativamente maior que o diâmetro das formas. Se não tiver um cortador poderá utilizar uma tigela. Forre todas as forminhas com a massa. De seguida recheie cada forminha com uma colher de sopa do preparado. De seguida, volte a estender bem fininho o que restou da massa quebrada em cima do papel vegetal, e corte porções circulares da massa, desta vez de diâmetro ligeiramente inferior ao diâmetro das forminhas (poderá utilizar um cortador mais pequeno ou então um copo). Estes pequenos discos de massa servirão de tampinha e deverão ser colocados em cima do preparado nas forminhas. Por ultimo, unem-se os bordos do disco de massa inferior e do superior de forma a que o recheio não fique visível e que a empadinha fique bem selada. Bata uma gema de ovo numa taça e pincele o topo de todas as empadinhas com a mesma e leve ao forno cerca de 25 a 30 minutos ou até que a massa fique bem douradinha. 
Desenforme com a ajuda de uma faquinha e sirva.
Rende: 10 empadinhas 
 

2 comentários:

  1. Olá Marisa, desde já obrigada pela visita no blog e pelo comentário ! Gosto muito de ver as receitas do blog "postas em prática" por outras pessoas e noutros blogs ! Essas empadinhas ficaram com um ar bem delicioso, e vejo que tem fotografias cuidadas :) Beijinhos, e desejo-lhe sucesso para o blog !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Sónia Domingues! Pelo comentário e pela receita maravilhosa ;) um beijinho!

      Eliminar